Backup do Evolution 2.x

Quando fui realizar a troca de computador, foi obrigado à reinstalar meu Sistema Operacional. Estava utilizando o Ubuntu 6.10 Edgy Eft e migrei para o Ubuntu 7.04 Beta Feisty Fawn. Bem, sempre utilizei muito a ferramenta Evolution para organizador de agenda e correio pessoal e profissional, sendo assim, tive que realizar o backup de seus dados. Para não correr o risco de perder os dados, realizei a cópia de minha pasta pessoal intera (/home/thigu). Porém, eis que quando fui retomar os backups, restaurei a pasta .evolution inteira e, cadê minha agenda? Todos os compromissos que estavam na agenda “Comercial”, “Curso”, dentre outras, não estavam mais lá!

Com este motivo, fui então realizar uma procura pela Internet e me deparei com a ótima dica que venho aqui para transmitir. As informações foram obtidas neste link.

Para realizar o backup do Evolution incluindo a agenda, contatos, tarefas e correio, deve-se primeiramente parar os processos do Evolution e do Gconf. Para tanto, digite no terminal como usuário comum os seguintes comandos.

$ gconftool-2 –shutdown

$ evolution –force-shutdown

Após isto, realizar a cópia das seguintes pastas:

  • ~/.evolution/
  • ~/.gconf/apps/evolution/
  • ~/.gnome2_private/Evolution

E pronto! Basta reiniciar a sessão para que os processos do Evolution e Gconf voltam a ser executados.

Até mais! 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *