Baixando Manualmente Vídeos do YouTube

Sei que a dica já foi inclusive enviada para o Dicas-L, porém, vou deixar registrado aqui também para caso alguém veja e para manter o histórico desta dica por aqui!

Seguinte, já teve a necessidade de baixar manualmente os vídeos do YouTube em seu computador para poder vê-los quando não tiver acesso à Internet? Pois bem, para baixar os vídeos, vamos utilizar apenas o utilitário wget e grep.

Vamos utilizar como exemplo este vídeo do Qashqai Car Games, que pode ser visualizado no endereço http://www.youtube.com/watch?v=xuVB_dLNu3k.

Considerando que queremos baixar este vídeo, para tanto, abra um terminal de comandos e digite a linha abaixo.

$ wget -O /tmp/pagina.tmp ‘http://www.youtube.com/watch?v=xuVB_dLNu3k’

Logo após, digite o outro comando.

$ grep player2 /tmp/pagina.tmp

Do resultado mostrado, o que nos interessa é apenas o marcado abaixo.

var fo = new SWFObject(“/player2.swf?video_id=xuVB_dLNu3k&l=51&t=OEgsToPDskKya7v_3i4m-V_EugjrVt4-&soff=1&sk=Bvj3PtV2nlslVULWCSWCNAC“, “movie_player”, “450”, “370”, v, “#FFFFFF”);

Agora basta novamente no terminal digitar o último comando abaixo.

$ wget -O video.flv ‘http://www.youtube.com/get_video?video_id=xuVB_dLNu3k&l=51&t=OEgsToPDskKya7v_3i4m-V_EugjrVt4-&soff=1&sk=Bvj3PtV2nlslVULWCSWCNAC

Observe o que o trecho da URL que está marcado é o mesmo obtido no resultado do grep.

Agora pronto! É só esperar baixar e verificar o seu novo arquivo. Importante notar que o arquivo estará no formato de vídeos flash (.flv), mas que é suportado por diversos Players, como o Totem, com o conjunto de codecs xine.

Até mais! 🙂

2 comentários sobre “Baixando Manualmente Vídeos do YouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *