HP Pavillion Webcam no Ubuntu

Ufs! Como cheguei a comentar na publicação anterior, quero utilizar o aMSN com Webcam. Irei precisar, muito em breve, para me comunicar com a família e amigos. Enfim, hoje foi meu dia de sorte! Realizei a “googlada” de todo dia e encontrei a solução que se encaixou perfeitamente a minha situação. Para tanto, basta apenas realizar os seguintes passos.

Primeiramente, precisamos ter certeza de que estamos falando do mesmo dispositivo. Para tanto, basta abrir um terminal de comandos e utilizar a ferramenta lsusb. Em meu computador obtive o seguinte resultado.

Bus 002 Device 001: ID 0000:0000
Bus 001 Device 002: ID 0c45:62c0 Microdia
Bus 001 Device 001: ID 0000:0000

O que realmente nos importa é o ID do dispositivo acima. Irei tratar especificamente da instalação desse hardware, até porque é o único que há como testar. Caso o ID seja diferente de “0c45:62c0”, no sítio web de onde obtive a minha solução há indicações para outros modelos.

Agora que tenho certeza de que estamos falando a mesma língua, vamos para a próxima etapa. É necessário possuir instalados os seguintes pacotes em seu Ubuntu: module-assistant e libpt-plugins-v4l2.

Considerando que os mesmos já estejam instalados. Devemos agora baixar as ferramentas e o fonte do módulo para compilarmos para nosso kernel. Para tanto, os pacotes abaixo deverão ser instalados.

  • linux-uvc-tools – para plataforma i386, pode ser baixado aqui.
  • linux-uvc-source – para plataforma i386, pode ser baixado aqui.

Os caminhos para download foram localizados no repositório do Debian Unstable, o que para nós irão servir.

Após instalados os pacotes citados, devemos executar o comando abaixo.

# module-assistant a-i linux-uvc

Terminado isso, basta reiniciar a máquina que o resultado será percebido! Eu obtive sucesso testando a câmera com o próprio Ekiga que já vem instalado para nós no Ubuntu. Lembrando que o Ekiga deve estar configurado para aceitar um dispositivo de vídeo utilizando interface V4L2. Vejam abaixo o resultado com um foco no mascote aqui de casa. 🙂

Ekiga com Webcam

Não realizei teste com o aMSN, porém, caso encontre problemas, logo postarei aqui o resultado.

Até mais! 😀

5 comentários sobre “HP Pavillion Webcam no Ubuntu

  1. Avatar
    christiano donke disse:

    uso o ubuntu dentro do vmware q roda num vista…

    nao consigo identificar a cam… é possivel pelo vmware, ou seria apenas direto no livecd??

  2. Avatar
    ThigU disse:

    Olá Christiano!

    O VMware possui uma opção que permite que qualquer conexão USB da máquina hospedeira seja direcionada para a máquina virtualizada. Porém, comigo nem sempre funcionava… já tentei inclusive com a câmera porém sem sucesso… essa opção funcionou comigo apenas para dispositivos de armazenamento USB. Infelizmente não tem como reproduzir a situação em meu computador, já que troquei de modelo e não possuo mais o HP que utilizei para escrever esse post.

    A solução então é utilizar o LiveCD (caso não precise instalar nada) ou mesmo instalar o Ubuntu.

    Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *