Modificando a Página Inicial do Firefox em Arquivo

Uma dica simples que precisei hoje é a modificação da página inicial do Firefox. Minha intenção é a criação de um pacote que já possua a página inicial que eu designar para o navegador. Sendo assim, não tem como realizar os procedimentos que utilizamos através da interface gráfica.

Portanto, dei uma olhada pela Internet e encontrei em que arquivo são gravadas as informações pessoais e globais do Firefox. O arquivo se chama pref.js. Esse arquivo armazena todas as configurações realizadas pelo usuário. Ele pode ser localizado em dois locais no sistema.

  • ~/.mozilla/firefox/identificação.default/pref.js
  • /usr/lib/firefox/default/profile/pref.js

A chave para a modificação da página inicial se chama “user_pref(“browser.startup.homepage”, “www.paginainicial.org.br”);” (sem as aspas). Basta colocar o trecho anterior dentro de algum dos arquivos que a alteração foi realizada!

Outros parâmetros para a customização da configuração do Firefox podem ser encontrados aqui.

Mas qual a diferença de uso dos dois arquivos? Bem, o pref.js da pasta pessoal do usuário, obviamente, reflete apenas na configuração do usuário em questão. Já o outro pref.js funciona como uma configuração padrão do navegador. Ou seja, se um novo usuário for criado após a modificação nas preferências do navegador, a página inicial do usuário será a definida no pref.js “global”.

Espero ajudar mais alguém com essa dica! 🙂 Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *