A Última?

E finalmente hoje chegou o dia da segunda prova LPIC-2, necessária para a obtenção da certificação. A última de uma série de provas que realizei este mês. A prova de hoje, abordava assuntos diversos que não pude publicar assim como fiz na prova 201. Ainda penso que mesmo agora que já tenha terminado (?) essa fase de certificações, irei publicar algo em breve sobre a prova 202. A seguir relato um pouco de minhas experiências.

Para quem já leu meus comentários sobre a prova 201, não existiu nenhuma surpresa durante a realização da prova. Foram 65 questões para serem respondidas em 90 minutos. Tive, também, a confirmação de que simulados, como TestKing e ActualTest são cópias fieis das certificações. Ou seja, se não tiver em algum dos dois simulados, não estará em nenhuma prova! Não digo que sempre será assim, mas hoje infelizmente (?) é.

Realizei a prova no mesmo local das provas anteriores, o que me evitou embaraços de última hora com o local e a data. A única diferença foi o pedido de assinatura do termo de responsabilidade, assim como fiz nas provas anteriores. Esse termo, por mais simples que seja, é uma prova “real” que o candidato sabe sobre as regras que um ambiente de exame exige. Pelo que percebi, esse termo não é algo aplicado em todos os centros autorizados da VUE.

O que mais caiu nessa prova? Sendmail! Devo dizer que não apenas caiu como “despencou”! Configurações específicas do arquivo de configuração foram cobradas, mas sempre em questões objetivas. As questões subjetivas foram dos mais diversos temas, desde endereçamento IP até LDAP, cobrando itens como nome de comandos e arquivos de configuração. Devo alertar para prestarem atenção se é necessário escrever opções junto aos comandos ou não, ou se é necessário incluir o caminho completo de um arquivo ou apenas seu nome relativo. O enunciado normalmente deixa isso bem claro ao examinado.

Ao final dos 30 minutos finalmente o resultado: APROVADO! 😀 E agora sim! Terei meu certificado em mãos! Ou seja, LPIC-2 adquirida! Próximos passos? Por enquanto não penso em nada, nem mesmo em LPIC-3 ou outra certificação Cisco qualquer. Apenas penso em iniciar meu curso de pós-graduação e me dedicar ao máximo. Certificações vêm e vão! Um título acadêmico não.

Maiores informações sobre como foi a prova, é só me enviar um comentário que eu irei tentar ajudar. 😉

Abraços a todos e voltarei logo com mais conteúdo! 🙂

6 comentários sobre “A Última?

  1. Israel Junior disse:

    Ae cara, parabéns!

    Que bom que vc conseguiu a LPIC-2. Eu to estudando pra tirar o nível Instructor das certificações Mandriva (primeiramente pra ministrar cursos de Linux na facul onde estudo, já que eles são centro autorizado) e logo depois vou fazer a LPIC-1.
    Quando tiver um tempinho vou ler seus relatos sobre a CCNA. To vendo se consigo um patrocinio aqui da prefeitura pra tirar também 🙂

    Abraços! E atualiza lá o endereço do meu blog pra esse que coloquei aqui no comentário.

  2. ThigU disse:

    Israel,

    Valeu cara pela força! Eu realmente gostei da experiência de estudar para as provas de certificação e tentar colocar tudo no blog. Dá um trabalhão! Mas vale a pena…

    Quando for fazer alguma das provas, me fale que te falo de mais dicas que lembrar.

    Abraços!

    OBS: link atualizado..

  3. Richard Barbosa disse:

    Olá ThigU,

    Cara vou fazer a 201 agora dia 13 de Novembro, To estudando pelo livro da O’ Reilly e um reccém lançado da LINUX MEDIA para a LPIC-2 também. Pode me dar mais alguma dica? to estudando para essa prova a meses obstinadamente, hehehe

    Abçs,
    Richard

  4. Richard Barbosa disse:

    Olá ThigU,

    Passei na 201, ufa, o provinha safada (desculpe o desabafo)!
    Agora em Janeiro estarei fazendo a 202. Esse siimulado da testking é pago, e bem carinho, voce tem ele? procurei no e-mule, kaaza, 4shared, google, youtube… kkk, mas nada.

    Eu fiz a 201 conhecendo apenas o simulado do penguinbrain no que me ajudou em umas 4 questões no máximo =P, e o seu aqui =).

    Pode me ajudar com os simulados?
    valeu! abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *