God of War

Sei que o blog tem um aspecto mais profissional, já que escrevo aqui basicamente sobre tecnologias, como sistemas operacionais ou redes. Porém, nada mais justo do que gastar um pouco do meu tempo escrevendo sobre algo que eu também gosto muito: Jogos! E não, não jogos como xadrez (sem menosprezá-los, obviamente), mas jogos eletrônicos, ou seja, Games! Também não pretendo mudar o título do blog para algo como “Just another Linuxer/Cisco user/Gamer (…) blog” hehehe… Mas vamos ao que interessa! God of War!

Capa de God of War

God of War é uma franquia de jogos para a plataforma PlayStation2 desenvolvida pelos antigos estúdios SCE Studios Santa Monica que hoje fazem parte da Sony Computer Enterteinement Worldwide Studios. Lançado em 2005, God of War mostrou-se como uma das mais bem sucedidas histórias para o veterano console da Sony. Em 2007 ganhou uma continuação, God of War 2, mantendo os mesmos elementos que fizeram dele um grande sucesso de público.

Aos que ainda não jogaram ainda nenhum dos dois títulos, aviso que o texto contém spoilers! Não digam que eu não avisei antes! 😛

O jogo é baseado na história de Kratos, ex-guerreiro da cidade grega de Esparta, que obteve sucesso em diversas batalhas militares comandando as tropas da cidade. Em uma de suas campanhas, encontrou-se perante uma batalha que não poderia vencer contra os bárbaros. A beira da morte, realiza um acordo com Ares, deus da guerra, lhe oferecendo sua alma em troca de poder para derrotar seus inimigos. Porém, esta decisão muda radicalmente seu destino, já que desencadeia diversos acontecimentos irreversíveis, como a morte de sua mulher e filha, por suas próprias mãos por engano. Isso faz Kratos ser guiado em busca de vingança contra Ares. Porém, a única maneira de um mortal derrotar um Deus seria este possuir a lendária Caixa de Pandora. Em sua busca, Kratos enfrentará monstros mitológicos, legiões de soldados zumbis e outros tipos de criaturas mágicas.

Basicamente esta é a história do primeiro título da série. God of War possui elementos de ação associados a situações como “quebra-cabeças” onde devemos lidar com alguns pequenos desafios, mas nada tão complexo que não possa ser decifrado sem maiores dificuldades. O que impressiona neste game são as boas tomadas de câmera e os gráficos, já que não possui port para nenhuma plataforma além do PlayStation2. Definitivamente é um jogo para adultos, já que é classificado apenas para maiores de 18 anos, por conter elementos de nudez feminina e muito (muito) sangue!

Na continuação da saga, God of War 2, Kratos, já como deus da guerra, após destronar Ares, começa a interferir no mundo mortal de maneira a auxiliar Esparta em guerras sem fim. Porém, os deuses não vêem suas atitudes com bons olhos, já possuem certo preconceito, já que é o primeiro mortal a se tornar um deus. No entanto, durante uma de suas investidas para auxiliar seus compatriotas, Kratos perde alguns de seus poderes dividos por Atena, que tenta o deter. Não contente, o Colosso de Rodes, guiado por poderes divinos, é enviado para parar Kratos. Durante a luta, Zeus envia para a Terra a Espada do Olimpo, como um truque para drenar os poderes de quem a manusear, fazendo com que Kratos se torne novamente um mortal. Assim se inicia a busca por vingança de Kratos contra Zeus, que terá que voltar ao passado, com a ajuda das Irmãs do Destino, para que Zeus não o traia.

Depois de ter terminado os dois títulos posso ter certeza que este com certeza é um dos melhores games lançados para a plataforma PlayStation2! Conseguiu me manter interessado na história e nas batalhas a todo instante. Realmente admito que o primeiro God of War foi mais difícil que o segundo, mas deve se levar em consideração minha “experiência” ao jogar o último. Como também disse, algumas partes do jogo podem envolver alguns enigmas para passar por etapas ou destruir inimigos. Confesso que recorri duas vezes ao YouTube para obter dicas de como deveria fazer! 😛 Mas nada que realmente tenha atrapalhado minha diversão. Ao procurar vídeos, encontrei algo muito legal para que possamos entender melhor a história, já que os diálogos não eram português: vídeos legendados! Isso mesmo! Podemos ver todos os vídeos do God of War 1 e 2 com legendas em pt-br! Gostei muito! Fica o link para os interessados.

Ficaram com vontade de jogar? Infelizmente só quem tem o console da Sony terá esse prazer. 😛 E já devo avisar: quem quiser jogar a terceira continuação (não, não a do PSP), deverá juntar um “pouco” de dinheiro para comprar o PlayStation3, pois God of War 3 já foi confirmado para 2009!

O que fazer até lá? Não sei vocês, mas outros títulos como Shadow of the Colossus e Ico parecem ser interessantes até que minhas aulas recomecem. 🙂

Abraços! 😀

3 comentários sobre “God of War

  1. ThigU disse:

    Opa!

    Ainda não joguei nenhum dos dois. Irei comprar Shadow of the Colossus semana que vem… já estava de olho nele faz um bom tempo, ainda mais depois que saiu no IGN a lista dos “melhores 100 jogos já feitos” e SoC ficou com a 16ª posição!

    Mas o que mais me atraiu no GoW foi mesmo a ação do jogo, que não tinha visto igual em outro jogo ainda. Sem contar uma história envolvente.

    Abraço! 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *