Primeiras Impressões do PSP

Férias… tão desejada e tão amada! Se existisse profissão no mundo que fosse tirar férias o ano inteiro, eu seria o primeiro a entregar currículo! 😀 Mas como férias é como sentir o cheiro de algo bom e não poder comer, temos que aproveitar o máximo que podemos… obviamente cada um a sua maneira. Eu por exemplo me decidi por “aproveitar” as férias com um novo brinquedo: o PSP (PlayStation Portable). Obviamente que não é o sonho de todos os “playboys bombados”, mas para pessoas como eu, é divertido. Não tinha certeza se iria comprá-lo agora, mas depois que surgiu o dinheiro na mão, a vontade de jogar essa belezinha me fez mudar de idéia. Por 164,95 euros levei para casa a versão Slim prateada. Vamos falar das primeiras impressões que obtive com ele.

Tirando da caixa o PSP

Primeiramente, devo dizer que o design dele realmente é muito elegante. Sei que gosto é gosto, mas um Nintendo DS não tem metade do charme que o PSP possui. Não apenas a aparência do hardware, mas o software é muito bem acabado, com uma interface ao usuário muito simpática e prática. Quanto a usabilidade, também é muito intuitiva, sendo que apenas a entrada de texto que é algo um pouco demorado, mas que pode ser aperfeiçoado com a prática.

Realmente achei que o PSP europeu viesse com os mesmos acessórios que o PSP americano, que inclui o “controle-remoto” para o fone de ouvido e um case para protegê-lo. Terei que comprar isso assim que puder, já que nem um mero cordão para prender o portátil ao braço veio junto. Será que realmente isso custa tanto assim para não incluírem junto no conjunto?

Ao tirar da caixa, ligá-lo pela primeira vez e navegar nos menus em um bom e velho português (ok, é português europeu, mas tá valendo), pude perceber que possuía nas mãos mais do que apenas um console de jogos portátil. Tinha um computador! Mesmo no shopping onde comprei o aparelho já pude tirá-lo da caixa e sair navegando na Internet através da rede sem fios aberta disponível. Ao chegar em casa também não tive problemas para configurar uma rede sem fio onde não há broadcast de SSID e criptografia WEP (ok, ok… não é o método mais eficaz mas também não tenho a Caixa de Pandora para esconder). Suporta além disso, esquema WPA-PSK com criptografia AES, para os mais exigentes. Ponto positivo! O PSP também suporta redes Ad-hoc para conexão com outros jogadores e partidas locais. Ainda não pude testar essa característica, já que não conheço ninguém que tenha um PSP.

Métodos de segurança WLAN no PSP

Um PSP sem jogos é algo vazio. Então logo tratei de comprar algo para passar o tempo com ele. Achei uma promoção interessante do jogo Justice League Heroes e o filme Se7en em formato UMD. Não contente, baixei através da Playstation Store outros títulos disponíveis para demonstração. Vamos falar deles a seguir.

UMD do Se7en

Assistir um filme através do PSP é algo realmente diferente. Não que seja ruim, pelo contrário. Sua tela com profundidade para 16 bits de cor e aspecto 16:9 nos dá a impressão de estarmos olhando para uma pequena televisão. A legenda é do tamanho ideal, não precisando forçar os olhos para tentar ler o conteúdo. Porém, ainda não consegui arrumar uma posição suficientemente confortável para mexer no aparelho, já que em pouco tempo a coluna ou braços começam a incomodar. Realmente você não irá trocar sua televisão por um PSP, mas é um bom “quebra-galhos” para viagens. Deixe sempre um disco UMD com um filme guardado, porque pode ser útil.

Se7en

Jogar realmente é ótimo! Obviamente que teremos o mesmo problema com a posição que quando assistimos um filme, mas não me atendo a isso, os gráficos são muito bons! Alguns jogos, como SOCOM: U.S. Navy SEALs Tactical Strike e Syphon Filter: Logan’s Shadow possuem gráficos dignos de um PlaystationOne ou superior. Nada de guerra entre polígonos coloridos como outros portáteis mais antigos. Porém não podemos desprezar os jogos mais simples, como LocoRoco e Worms: Open Warfare 2, que simplesmente são sensacionais. LocoRoco realmente é um jogo muito empolgante, em que você joga feliz e acompanhando o ritmo de LocoRoco, que não sei bem definir o que ele seja. Para terem uma idéia, dêem uma olhada nesse vídeo.

Syphon Filter no PSP

Além disso, o PSP possui um player com suporte a alguns formatos de vídeo, como MPEG-4 (AAC), AVI (Motion JPEG) e MP4 (AAC). Seus vídeos estão em outro formato? Existe solução! O que não falta são conversores de vídeos para o formato do PSP. E eu estou falando de conversores gratuítos, sem maiores problemas. Creio que eu possa utilizar o ffmpeg para isso… Se ficar legal, ou seja, não perdendo qualidade, irei converter todos os vídeos que tenho para esse formato.

O player MP3 também tem suporte a WMA, que deve ser ativado através da Internet para que venha a funcionar. Quanto ao player, não possui muito mistério, já que conta com uma interface muito bem trabalhada e intuitiva, tendo como defeito apenas o fato de não ser recursivo com os diretórios contidos na pasta \MUSIC. Ou seja, ele lê apenas o conteúdo do primeiro nível de pastas, nada mais!

Outra experiência interessante com o PSP é a navegação na Internet. Ao contrário do que possa parecer, o browser dele possui alguns recursos que não esperava, como Javascript e Flash. Isso mesmo, plugin do Flash! Porém, na versão 6, o que impossibilita o acesso a alguns sites, como o YouTube. 🙁 No entanto, acessar o GMail foi possível através do modo web estático dele, bem como outros sites, como BR-Linux, MeioBit e outros sites de tecnologia. Apesar de ser bem acessível, ainda é um tanto complicado acessar qualquer tipo de conteúdo através do PSP, já que o tamanho reduzido da tela traz um certo desconforto, aliado a dificuldade para entrar textos. Mas para emergências, é mais do que o suficiente!

Navegando na Internet

O PSP possui o recurso de Controle Paternal, assim como o PlayStation 3, para controle sobre que tipos de softwares podem ou não ser executados. Considerando que o principal público alvo desse tipo de brinquedo sejam crianças, é compreensível imaginar que exista algum tipo de proteção. Podemos definir até 11 níveis de controle. Quanto mais baixo o nível, mais “liberal” será. Isso pode ser útil na seguinte situação: o nível está configurado para 6, então uma criança poderá jogar um jogo como LocoRoco, que possui nível 3, mas não poderá jogar Syphon Filter: Logan’s Shadow, que possui nível 7.

Por ter falado em PlayStation 3, o PSP se mostra como o companheiro ideal, já que possui diversas características para interação com o console gigante da Sony. Entre elas a possibilidade compartilhamento de arquivos. Não sei bem como isso seria feito, já que a possibilidade de possuir new gen da Sony agora é um pouco remota.

Outro ponto que creio ser importante para muitos usuários, principalmente para quem lê esse blog regularmente, é a existência do software Playstation Network Downloader, necessário para descarregar os arquivos da PlaystationStore, ser desenvolvido apenas para Windows. Ou seja, usuários de Linux estão de lado. Sorte possuir ainda uma licença do Windows Vista em meu notebook, senão teria que pedir emprestado o computador de alguém… complicado! Ainda não testei se é possível o uso do software no wine, e considero que deve ser possível, já que sua finalidade é simples, se resumindo em baixar os softwares e instalar diretamente no PSP, de maneira que não fique resquícios no computador, preservando o DRM contido no conteúdo.

Ah, por último, devo informar que seu PSP sem um Memory Stick Pro não é nada! Praticamente tudo necessita da memória externa! Sorte minha já possuir uma câmera Sony, senão teria que desembolsar mais uma grana para comprar outro cartão, o que irei fazer no futuro, já que é bem desagradável ficar trocando o cartão.

Bem, apesar de ter falado um bocado o PSP tem muitos mais recursos que irei descobrindo apenas com o tempo. Até o momento não pretendo modificar a versão do firmware dele, o que pode causar um certo problema com a garantia do produto e uso dos serviços oficiais da Sony. Irei ponderar os aspectos positivos e negativos para saber se a instalação dos aplicativos homebrew vão valer a pena.

Quem tiver mais sugestões ou dicas sobre o PSP, serão muito bem vindas! Utilizem os comentários se necessário.

Abraços a todos e bons jogos para mim! 😀

4 comentários sobre “Primeiras Impressões do PSP

  1. Lindomar disse:

    Eae Thigu miguxo !! cara fiquei fã desse psp, mas eae, o joystick analógico dele é bom ?? tipo eu não tenho nenhum console, pensei em pegar um PS2 mesmo, mas ae vi seu post do PSP e fiquei com uma puta dúvida…

  2. ThigU disse:

    Fala Lindomar!

    O joystick é ótimo! não possui toda a sensibilidade do controle do PS2, mas é muito bom também. É muito utilizado tanto nos jogos como para navegar na Internet (ele é o cursor).

    Cara, o PSP é uma boa pedida para quem quer ter um console versátil, já que você pode utilizar ele para várias coisas além de jogar. Recomendo que você tente comprá-lo e tente desbloqueá-lo para uso de aplicações homebrew. Estou querendo muito colocar um Firefox para rodar nele. Quero ver como fica.

    Vamos trocar idéias depois aí, para ver o que tu acha melhor!

    Abraços!

  3. Fred disse:

    Cara tava pesquisando no google sobre psp e vi esse teu blog aq, achei bem legal o texto. Mas vc falou uma grande besteira, principalmente pq vc me pareceu ser um gamer ao menos casual. Essa parte aq “Considerando que o principal público alvo desse tipo de brinquedo sejam crianças” Existem sim jogos feitos para crianças, mas nem por isso é um brinquedo ou é destinado a elas.

  4. ThigU disse:

    Olá Fred,

    Crianças e adolecentes são sim o principal público deste tipo de brinquedo, apesar de haver uma boa parcela de compradores na faixa dos 18 aos 30 anos. Quando falo de criança me refiro a 13-17 anos, ok?

    E valeu por ter gostado do texto! 😀 Ah sim… apesar de gostar de jogos hardcore, eu sou um jogador casual de PSP, já que não o utilizo em casa, apenas quando estou em movimento.

    Valeu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *