Fala galera! Voltando para falar sobre o Mac novamente, hoje quis deixar o uso da máquina virtual Ubuntu para passar a fazer o meu trabalho atual nativamente, o que me poupa memória volátil do equipamento e me permite usar um software mais elaborado para o desenvolvimento, algo como o Eclipse ou semelhante. Vamos ver como se faz para por a funcionar o Apache e PHP juntos no Mac OS X.
Primeiramente saiba que tudo que precisamos — Apache e PHP — já estão instalados no Mac. Basta configurá-los e nada mais. Fácil? Exato! Vamos ver como se faz. Lembro que os procedimentos aqui foram realizados no Leopard 10.5.6.
Primeiro vamos configurar o Apache para carregar os módulos do PHP, assim como faríamos no Linux. Abra o Terminal.app, localizado em “Aplicativos/Utilitários”. Autentique-se como root com o comando abaixo.
$ sudo su
Após isso abra o arquivo /etc/apache2/httpd.conf. Utilize o editor de sua preferência. Eu optei por utilizar o VI.
# vim httpd.conf
Localize a linha a seguir.
#LoadModule php5_module libexec/apache2/libphp5.so
Retire o símbolo # do início da linha. Feito isso, salve e feche o arquivo. No VI, pressione ESC e digite a sequência a seguir.
:w!
E depois.
:q
A configuração principal é esta. Por mais simples que pareça o resto é “resto”. Ainda no Terminal.app, vá ao diretório /private/etc. Há um arquivo chamado “php.ini.default”. Vamos criar uma cópia deste arquivo e este configurar.
# cp php.ini.default php.ini
# vim php.ini
No arquivo “php.ini”, localize a linha.
error_reporting = E_ALL & ~E_NOTICE
Modifique-a, excluindo a segunda opção, fazendo com que fique como abaixo.
error_reporting = E_ALL
Salve e feche o arquivo do mesmo modo que realizou anteriormente. Com isso temos o PHP configurado para mostrar inclusive avisos durante a interpretação do código. Útil quando estamos desenvolvendo algum código.
Para iniciar o Apache, abra o aplicativo Preferências do Sistema. Acesse “Compartilhamento”. Iniciar o Apache se resume em marcar a caixa de diálogo “Compartilhamento Web”. A figura a seguir nos mostra como deve ser o resultado.

Quer realizar o teste? Faça por si mesmo. Abra o navegador Web e digite na barra de endereços.
http://localhost
Ou pode tentar ainda.
http://localhost/~seu_usuário
Modifique, obviamente, o “seu_usuário” pelo que é utilizado em seu sistema.
Pronto! Seu Apache está com PHP configurado, pronto para colocar a mão na massa e iniciar o desenvolvimento. Animado? Eu também! 😛
Até mais!
Olá, desculpe a inabilidade no Terminal, mais não consegui abrir os arquivos que você se refere via VIM, será que você pode dar mais detalhes de como fazer? Hoje uso o Mac OS Snow Leopard 10.6.2, será que muda algo? Grato.
cara seguinte to começando agora no mac, e preciso do PHP. quando tento alterar o arquivo VIA Terminal da um baralho quando dou ESQ e se tento alterar o arquivo httpd.conf via editor de texto o sistema não deixa, pode me ajudar? um grande abraço.
Valeu pela ajuda… o testo diz q está funfando direito, mas qdo uso uma IDE qualquer não consigo direcionar a saída pro localhost… alguma ideia do que possa ser?
Excelente Post! Muito obrigado, Thiago. Me ajudou bastante! Abraço.