Exportar Base de Dados MySQL

ATENÇÃO: o conteúdo desta postagem pode estar desatualizado. Foi utilizado como base uma versão antiga do Linux Ubuntu. Tente o procedimento por sua própria conta e risco.

Situação: estava fazendo o desenvolvimento de um aplicativo em uma máquina virtual — Ubuntu 8.04.2 — com PHP e MySQL. Eis que resolvo começar a trabalhar nativamente, utilizando o PHP e MySQL no próprio Mac OS. Mas a base de dados que já estava implementada e populada na máquina virtual. O que fazer para “transportá-la” para outro MySQL? Solução simples, como mostro a seguir.

Minha situação é de uma base de dados com muitas tabelas, no entanto, como está em teste, apenas poucos dados estão inseridos. Não sei dizer se o desempenho deste processo em uma base de dados com milhares de registros seria eficiente ou confiável. O comando a se realizar na base de dados que será exportada é o seguinte.

$ mysqldump -u user -p nome_da_base > script.sql

Pronto! Simples, não? O novo script contém instruções para criação das tabelas e inclusão dos dados. Atenção: se houver tabelas anteriores com dados, elas serão descartadas. No MySQL que receberá os dados, basta que o script seja importado como qualquer outro.

mysql> source script.sql

E feito! Verifiquem se existem erros na execução dos comandos. Lembre-se de selecionar a base de dados antes de importar o script. Esperem que tenham sorte no processo

Até mais!

{fcomment}

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *